No passado fim de semana, um grupo de associados do CCD 477 partiu de Oeiras rumo à Galiza para conhecer a cidade de Santiago de Compostela, cidade reconhecida pela Unesco como Património Mundial.
Após uma paragem em Matosinhos para almoçar, o animado grupo retomou o caminho que os levaria ao seu destino, ladeado por uma paisagem verdejante, pincelada por aldeias de granito e espigueiros.
Com mais de 260 mil peregrinos por ano, Santiago de Compostela é muito mais que um destino religioso, conchas em forma de vieira ou souvenirs alusivos ao apóstolo.
Com hotel localizado nas imediações do centro, os viajantes percorreram o casco histórico caminhando por movimentadas ruelas e becos calçados de pedra, com passagem pela Praza das Praterias e pela Praza de Quintana. Visitaram também a Praza do Obradoiro onde fica a entrada monumental da Catedral de Santiago, através do Pórtico da Glória, impressionante com as suas 200 esculturas que representam a história bíblica da salvação.
Houve ainda tempo para explorar o comércio e a rica gastronomia local, onde não faltaram o famoso queijo em formato de mama – tetilla -, o pimento padrón, os mariscos frescos, as tortas de Santiago (bolo de amêndoa, açúcar e gemas, coberto de açúcar), o doce de marmelo, os vinhos e licores da região.
E porque no CCD gostamos de conjugar o verbo “ir” já estamos a pensar no próximo destino!
Para re(ver) alguns dos momentos desta viagem, visite a nossa galeria, composta exclusivamente por belíssimas imagens captadas pela talentosa colega Benvinda Neves, a quem desde já agradecemos.