Mototurismo

A secção de Mototurismo foi fundada em 16 de Março de 2006, tendo atualmente cerca de 70 associados. Vocacionada para a organização de passeios, de eventos e de participação em concentrações de outros Grupos Motards, colabora também com a Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Oeiras, com clubes de Cicloturismo e com a Federação Portuguesa de Triatlo, dando apoio às provas organizadas por estas entidades.

Foi um objetivo comum que estimulou sete amigos (Luís Martins, José Bernardo, Carlos Camilo, Artur Silva, Luís Fernandes, Luís Simões e Francisco Silva), todos camaradas de profissão na D.V.M. da Câmara Municipal de Oeiras, a unir esforços de forma a viabilizar a criação de um grupo motard. Com o importantíssimo apoio do Centro de Cultura e Desporto da Câmara de Oeiras (CCD 477), personalizado por um dos seus vice-presidentes (Joaquim Pintéus), começou a delinear-se o projecto que se viria a transformar na secção de Mototurismo do Centro de Cultura e Desporto, denominado “Grupo Motard CCD 477 Oeiras”.

Num encontro realizado no Estádio Nacional, no dia 12 de Março de 2006, estiveram presentes, para além dos oito fundadores do grupo, aproximadamente mais 40 amigos, encontro este que serviu como pré-apresentação do grupo, que viria finalmente a ser fundado três dias depois, no dia 15 de Março de 2006.

O primeiro grande passeio oficial do grupo, a que compareceram 15 sócios, realizou-se no dia 23 de Abril de 2006, a Sagres no Algarve, para comemoração do Dia do Motociclista, evento onde se juntaram cerca de 20.000 pessoas.
Antecedido por Luís Martins (2006) e por Paulo Martins (2007-2008), o atual presidente da direção do grupo é António Miguel (Toni), desde Agosto de 2008.

No que diz respeito a associados, no final do ano de fundação (2006), o grupo contava com 15 sócios inscritos, atualmente, e após oito anos de existência, o grupo alcançou já o simpático número de 200 associados.

Os encontros sociais do grupo foram sendo realizados em cafés, nomeadamente “Pastelaria Bigas”, “A passadeira” e “Horácio”, onde entre 2006 e 2010, se discutiam todos os assuntos pertinentes à melhoria do Grupo Motard. A atual sede, sita no Jardim de Oeiras, só viria a materializar-se em Setembro de 2010, com a colaboração do Exmo. Senhor Dr. Isaltino Morais, à data Presidente da Câmara de Oeiras, que após anos de insistência, nos achou merecedores desse voto de confiança. A inauguração do espaço apenas foi feita em Março de 2011, coincidindo propositadamente, com o 5º. Aniversário do grupo. O local onde se situa está inserido no recinto onde se realizam anualmente as Festas de Oeiras, altura em que o grupo, excecionalmente, abre as suas portas a todos os visitantes. Nos restantes meses do ano e apenas aos fins de semana, é o local onde os associados se juntam para a realização de eventos diversificados, essencialmente de cariz social e solidário.

Siga o Grupo em Site do Grupo Motard CCD 477 Oeiras ou
Facebook Grupo Motard CCD 477 Oeiras