Historial

Em 1961, numa época em que a Administração Local não previa qualquer tipo de apoio social aos trabalhadores, um grupo de funcionários da Câmara Municipal de Oeiras e dos Serviços Municipalizados, fundou o Centro de Alegria no Trabalho, filiado na Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, FNAT, com o nº 477.
A atividade do CCD começou por abranger diversas manifestações de carácter recreativo e cultural, designadamente a Festa de Natal destinada aos filhos dos funcionários e serões recreativos da Emissora Nacional.
Foi fundada uma cantina com o objetivo de proporcionar preços mais acessíveis na aquisição de géneros alimentícios de primeira necessidade. Esta cantina funcionou até meados dos anos noventa, altura em que deixou de ser competitiva com as grandes superfícies que entretanto se instalaram no Concelho.
A par destas atividades, também se desenvolveram iniciativas desportivas com equipas de futebol de 11 e de atletismo.
Com as transformações políticas e sociais resultantes do 25 de Abril de 1974, a FNAT deu lugar ao INATEL, Instituto Nacional de Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores, passando o CAT477 a ser designado CCD477, Centro de Cultura e Desporto.
O CCD 477 continuou as suas atividades recreativas culturais e desportivas, tendo também desenvolvido ações económico-sociais, com o apoio da Câmara, abrangendo um leque de atividades que acabaram por extravasar o âmbito interno dos trabalhadores da Câmara e dos SMAS e se alargaram à população do Concelho, nomeadamente com a criação da Banda Municipal e do Grupo de Canto e Dança. Estes dois grupos desenvolvem a sua atividade nas localidades do Concelho e ao longo do País, contribuindo para um intercâmbio cultural e recreativo que dignifica essencialmente o Concelho de Oeiras.
A Banda Municipal tem em funcionamento uma Escola de Música, aberta a toda a população e, em colaboração com a Junta de Freguesia de Oeiras, implementou-se um programa de divulgação musical nas Escolas Primárias da Freguesia, programa que funcionou até à integração da ocupação dos tempos livres no horário escolar.
O Centro tem em funcionamento três Bares, distribuídos pelo Edifício dos SMAS, Edifício do Casal do Deserto em Porto Salvo e Bairro do Pombal em Oeiras, onde se praticam preços sociais. O Bar dos Paços do Concelho foi adjudicado em fevereiro de 2010 à firma Eurest, passando para a gestão da Câmara.
Anualmente o CCD organiza um programa de Férias Jovens, destinado a crianças entre os seis e os doze anos, filhos e familiares diretos dos nossos associados. Recentemente, dada a enorme procura, o programa foi aberto também a não sócios. Estas férias realizam-se em três períodos distintos, sendo o primeiro nas semanas das férias de Natal, o segundo nas férias da Páscoa e o terceiro nos meses de Verão, abrangendo atividades recreativas, culturais e desportivas.
O CCD desenvolve atividades destinadas aos associados aposentados, com visitas e passeios a diversas regiões do País, em colaboração com a IPSS, Oeiras S. Julião, Instituição com a qual o CCD tem um protocolo celebrado, ao abrigo do qual se desenvolvem diversas atividades comuns. No âmbito deste protocolo todos os associados do CCD são associados da IPSS.
O Centro realiza intercâmbios recreativos/desportivos com diversas autarquias do País, realizando jogos de futebol de 11 e de futebol de salão. Em 1994 o CCD organizou o Campeonato Nacional Inter-Municípios de Futebol de Onze.
Em 1995, em colaboração com a Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Oeiras, o CCD organizou um Colóquio Internacional sobre O Desporto, o Trabalho e o Lazer, que se realizou no auditório da TAGUSPARK.
Está em funcionamento a atividade de danças de salão e ainda a dança desportiva de competição.
O CCD teve uma equipa de Cicloturismo que participou nos diversos passeios organizados pela respetiva Federação, ao longo do País e em Espanha.
O CCD teve também uma equipa de Ténis de Mesa que participou no Campeonato Nacional da 2ª Divisão e no Campeonato do INATEL.
As atividades desportivas abrangem ainda o futebol de 5, o futebol de 7, o ténis de campo e a ginástica de manutenção.
O CCD tem em atividade uma secção de Mototurismo, o Grupo Motard CCD 477 Oeiras, que desenvolve diversas atividades: passeios, confraternizações com outros grupos Motard, apoio a eventos desportivos, como o Cicloturismo, o Atletismo e o Triatlo, em colaboração com as entidades organizadoras.
É através do CCD que os associados trabalhadores da Câmara Municipal de Oeiras e dos SMAS se candidatam ao apoio social para os seus filhos na área da Creche, Jardim-de-infância, ATLs e Estudos.