Avançar para o conteúdo

CCD 477 Oeiras

Concerto 25 anos da BMO – Homenagem ao Maestro Joaquim Alferes

No passado dia 28 de outubro, no âmbito das comemorações do 25º aniversário da Banda Municipal de Oeiras (BMO), realizou-se no auditório do Centro Social e Paroquial de Nova Oeiras um concerto no qual foi homenageado o maestro-mentor deste projeto, Joaquim Maneiras Alferes.

Em palco, sob a direção do maestro Edgar Nogueira, estiveram reunidos os atuais músicos da BMO, juntamente com outros músicos outrora alunos ou executantes nas diversas Bandas e Escolas por onde o maestro Alferes espalhou a sua magia e talento. Estiveram presentes também alguns amigos e familiares que não quiseram deixar de estar ao seu lado neste magnífico e emotivo evento.

O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais e seu executivo fizeram questão de marcar a sua presença, bem como a Sr.ª Presidente da Assembleia Municipal de Oeiras, Dra. Elisabete Oliveira, a Sra. Presidente da UF de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias, Dra. Madalena Castro e o Sr. Presidente da JF de Porto Salvo, Sr. Dinis Antunes. Estiveram ainda presentes responsáveis de Bandas Civis de diferentes concelhos e coletividades.

Ao som da Marcha “Amigo Joaquim Alferes”, iniciaram-se os momentos musicais escolhidos para a cerimónia pelo maestro Edgar Nogueira.

Seguiram-se as homenagens aos novos elementos que ingressaram na BMO no corrente ano, seguidas das distinções dos músicos que celebraram 10 anos de permanência na BMO. Por fim homenagearam-se os membros fundadores, que celebraram também 25 anos como músicos ao serviço deste projeto.

O Sr. Presidente da CMO destacou a dedicação, a capacidade de sonhar e o trabalho desenvolvidos pelo Maestro Alferes na edificação deste projeto. Realçou também as suas pretensões para a BMO, referindo que a mesma deverá assumir-se como um ícone de Oeiras, promovendo a imagem do Concelho dentro e fora da sua circunscrição geográfica e até no exterior.

O Presidente do CCD, António Gonçalves Moura, congratulou também o maestro homenageado que ajudou a erigir este projeto que “faz parte da vida de tantos oeirenses” e manifestou a sua disponibilidade para continuar a trabalhar com a Direção no seu desenvolvimento.

Seguiram-se as palavras do maestro Joaquim Alferes, as quais emocionaram todos os presentes, deixando de olhos brilhantes muitos dos que com ele têm partilhado o seu já longo percurso.

Para terminar, ouviu-se a marcha popular “Oeiras de bons encantos”, cuja letra foi entoada pelo público presente. A cerimónia culminou com um “Carcavelos de Honra” para brindar às bodas de prata da BMO.

Foi, sem dúvida, uma tarde memorável, em que se viveram e reviveram momentos únicos, repletos de muita emoção, alegria e cumplicidade!

Para (re)ver alguns momentos deste evento, visite a nossa galeria.

Nota: Agradecemos à Câmara Municipal de Oeiras a cedência das fotografias publicadas na galeria.